Ouvindo...

Ministra dos Direitos Humanos diz que episódio de deportados dos EUA se distingue de casos anteriores

Macaé Evaristo afirmou que relatos foram os primeiros recebidos em sua gestão no Ministério dos Direitos Humanos

Ministra Macaé Evaristo repudiou condições de transporte dos brasileiros deportados dos EUA

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT), afirmou que os casos de maus-tratos e agressões relatados pelos brasileiros deportados dos Estados Unidos no sábado (25) se distinguem de episódios anteriores.

Em entrevista ao Jornal da Itatiaia, na manhã desta segunda-feira (27), a ministra admitiu que episódios com brasileiros acorrentados e algemados aconteceram antes, durante a gestão do ex-presidente Joe Biden, mas que essa foi a primeira vez que lidou com a situação durante sua gestão no Ministério dos Direitos Humanos.

“Vou falar do meu ministério, que estou há pouco tempo lá. Essa foi a primeira situação que passamos com essa natureza. Pode ser que tenha acontecido em outros momentos, mas esse caso específico se distingue do que tivemos anteriormente”, afirmou a ministra.

Macaé ressaltou a necessidade de uma ação dura para repudiar as condições nas quais os brasileiros foram transportados e que um acordo de 2017 prevê que os brasileiros não sejam acorrentados ou algemados ao serem devolvidos ao Brasil.

“Qualquer pessoa com senso humanitário não deixa de ficar sensibilizada e indignada com a forma como essas pessoas foram tratadas. Especialmente, as crianças que passaram momentos de tensão e chegaram muito assustadas”, afirmou Macaé.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.