A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT), afirmou que os
Em entrevista ao Jornal da Itatiaia, na manhã desta segunda-feira (27), a ministra admitiu que episódios com brasileiros acorrentados e algemados aconteceram antes, durante a gestão do ex-presidente Joe Biden, mas que essa foi a primeira vez que lidou com a situação durante sua gestão no Ministério dos Direitos Humanos.
“Vou falar do meu ministério, que estou há pouco tempo lá. Essa foi a primeira situação que passamos com essa natureza. Pode ser que tenha acontecido em outros momentos, mas esse caso específico se distingue do que tivemos anteriormente”, afirmou a ministra.
Macaé ressaltou a necessidade de uma ação dura para repudiar as condições nas quais os brasileiros foram transportados e que um acordo de 2017 prevê que os brasileiros não sejam acorrentados ou algemados ao serem devolvidos ao Brasil.
“Qualquer pessoa com senso humanitário não deixa de ficar sensibilizada e indignada com a forma como essas pessoas foram tratadas. Especialmente, as crianças que passaram momentos de tensão e chegaram muito assustadas”, afirmou Macaé.