O ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, defendeu a liberação imediata do Ibama para explorar a Margem Equatorial. Em entrevista à Itatiaia, o ministro adiantou que vai se
“Tecnicamente, politicamente, em termos de cronograma, o ideal era uma liberação dessa sair agora para que a Petrobras, em fevereiro e março, fizesse a limpeza (do navio com a sonda) e em março, abril, já estivesse localizando, fazendo a mobilização dos equipamentos”, declarou.
De acordo com o ministro, a Margem Equatorial é fundamental para a Transição Energética. “Nós precisamos fazer transição energética. E quem financia a transição energética? Então, a margem equatorial pode ser um grande lasco para a transição energética. Então, a Petrobras já cumpriu todas as exigências do Ibama e a gente está na expectativa de que o Ibama definitivamente se posicione”, avaliou.
Segundo Góes, a Petrobrás já cumpriu todas as exigências. “A última exigência do Ibama era o hospital para cuidar de animais que porventura venham ter a necessidade, que inicialmente foi construído em Belém e foi construído em Belém acompanhado por todos os órgãos de controle. Uma vez construído em Belém, depois veio uma diligência dizendo, não, tem que ser lá no Amapá, que fica mais perto da base”, explicou o ministro.
O ministro adiantou que o hospital veterinário deve ficar pronto em março.. Pelo mesmo motivo, ele defendeu o licenciamento imediato. De acordo com Góes, é necessário um período de 60 dias para preparar os equipamentos de exploração.
Assista a íntegra da entrevista: