A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, vai representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na
Além disso, ela foi a primeira mulher a chefiar a embaixada do Brasil em Berlim de 2013 a 2016; foi embaixadora do Brasil na Alemanha de 2013 até 2016 e Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas em fevereiro de 2011. O nome dela foi aprovado pelo Senado em maio do ano passado.
Por que Lula não vai?
O presidente Lula
Desta vez, no entanto, Trump inovou ao estender convites específicos a líderes de extrema direita, como o presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro,
Caso o convite tivesse sido dirigido nominalmente ao presidente Lula, ele poderia delegar a representação ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ou ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, devido à sua impossibilidade de viajar.
Lula permanece impedido de fazer viagens internacionais por recomendações médicas, após cirurgias realizadas em dezembro para conter um sangramento intracraniano decorrente de uma queda sofrida no Palácio da Alvorada, em outubro.