O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza nesta segunda-feira (20)
A reunião ocorre em um momento de pressão dos aliados do governo no Congresso por mais espaço no primeiro escalão. Partidos que sustentam o governo no parlamento cobram mudanças, mas até agora, a única troca oficial foi na Secretaria de Comunicação Social (Secom), onde Sidônio Palmeira assumiu o comando no lugar de Paulo Pimenta (PT-RS), que voltou para o cargo de deputado federal.
A troca no comando das pastas é vista como fundamental para garantir mais tranquilidade para o governo na articulação com o Congresso Nacional, abrigando mais nomes do Republicanos e do PSD, que hoje já ocupam cargos na Esplanada dos Ministérios, mas reivindicam mais espaço.
Como é comum nesses encontros, Lula fará um breve discurso antes do início da reunião, e na sequência, vai ouvir dos ministros os planos para o ano de 2025.
Planejamento para 2025
No encontro, Lula deve reforçar o planejamento para 2025, que definiu como o “ano da colheita”. Segundo o presidente, este será o momento de apresentar resultados das obras e programas dos dois primeiros anos de seu terceiro mandato.
Outro ponto em pauta é a comunicação governamental. A polêmica sobre uma possível taxação do Pix acendeu o alerta no governo para a necessidade de maior coordenação, evitando desgastes à imagem do presidente. Mesmo recém-empossado, Sidônio Palmeira já deve ser cobrado para melhorar a relação com a opinião pública.