Ouvindo...

Moraes manda Jorginho Mello depor à PF por fala sobre contato entre Bolsonaro e Valdemar

Em entrevista, Jorginho Mello deu a entender que as lideranças do PL, mesmo com proibição do ministro, “conversam muito”

Jorginho Mello e Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal tome o depoimento do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), para esclarecimentos sobre declarações dadas em uma entrevista em que ele deu a entender que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, “conversam muito”.

A ordem de depoimento acontece por que os dois estão proibidos, por ordem de Moraes, de manterem contato, pois são investigados na ação relativa à suposta tentativa de golpe de Estado.

“Nosso presidente (Valdemar) conversa muito com o Bolsonaro, que é nosso presidente de honra. Espero que daqui a pouco eles possam conversar na mesma sala para se ajudarem ainda mais” disse o governador à “Jovem Pan”, em 13 de janeiro.

Leia também

Pouco antes da declaração, Jorginho afirmou que Valdemar estava “amargurado” com a decisão de proibição de Moraes, mas destacou que, mesmo assim, os aliados mantinham uma postura de distanciamento físico.

“Ele (Valdemar) está amargurado agora porque o ministro Alexandre proibiu eles de conversarem. Tem o diretório nacional de Brasília e, quando o Bolsonaro está no escritório, ele fica lá no outro lado, em uma outra praça, a mais de 200 metros, para não conversarem.”

A Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe após a vitória de Lula (PT) na eleição presidencial de 2022. Desde fevereiro de 2024, por ordem de Moraes, eles estão proibidos de manter qualquer contato entre os dois.

O veto afetou a articulação interna do PL nas eleições municipais de 2024. Bolsonaro e Valdemar tentaram, sem sucesso, derrubar a restrição no STF.

Procurada pela Itatiaia, a equipe de Jorginho Mello disse que não vai se manifestar sobre a decisão.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.