Governador de Santa Catarina elogia cidade com 80% da população branca ‘pela cor da pele’ das pessoas

No município, mencionado por Jorginho Mello, 19,3% da população se declara como pretos ou pardos, segundo o IBGE

Jorginho Mello, governador de Santa Catarina.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) disse que o município de Pomerode, cidade que fica a 175 km de Florianópolis, “se destaca pela cor da pele das pessoas”.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (16) durante a 40ª edição da Festa Pomerana. O evento, tradicional da cidade, também inaugurava a ampliação da Subestação de Pomerode.

O município do Vale do Itajaí, tem 80% da população branca, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. No total, são 34.289 habitantes, dos quais 27.562 se declaram brancos. Outros 6.652 se declaram como pretos ou pardos, o que é equivalente a 19,3%.

Leia também

Ainda segundo o último censo, Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior percentual de população branca, atrás apenas do Rio Grande do Sul. No estado catarinense, 3 de cada 4 habitantes são brancos.

Santa Catarina também é o último do Brasil em população preta, com 4,07% do total de habitantes. Entre os pardos, é o penúltimo, com 19,22%.

Pomerode surgiu a partir da imigração alemã para o Brasil em XIX, considerada a cidade “mais alemã" do país.

A Itatiaia procurou o governo de Santa Catarina para comentar a declaração, mas, até o momento, não tivemos retorno.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...