Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Fiscalização do Pix: Sidônio diz que prioridade é combater fake news sobre o tema

O novo ministro Comunicação, Sidônio Palmeira, tomou posse nesta terça-feira (14)

Sidônio toma posse como novo ministro da Comunicação nesta terça-feira (14)

O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, disse em declaração à imprensa nesta terça-feira (14) que a “desinformação” é o principal desafio da pasta. Ele classificou as recentes notícias falsas sobre a “taxação” do Pix como uma “atitude criminosa”.

“Isso é uma atitude criminosa que a gente está vivendo, causando sérias consequências para quem tem o seu pequeno comércio, para quem tem negócio, para as pessoas que terminam deixando, já passam dificuldades, precisa receber um pix e aí fica com receio por causa da fake news”, afirmou a jornalistas no Palácio do Planalto.

Sidônio tomou posse como novo chefe da pasta da Comunicação em cerimônia na sede do governo nessa manhã. Ao tomar posse, ele afirmou que o “bom trabalho” do governo federal não está sendo visto pela população. O ministro substitui Paulo Pimenta, que é deputado federal licenciado pelo PT do Rio Grande do Sul e ainda não tem destino definido.

“O nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo. Mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população. A informação dos serviços não chega na ponta, a população não consegue ver o governo em suas virtudes”, disse ele, em discurso oficial.

Fake news sobre o Pix

A partir deste ano, a Receita Federal irá monitorar os dados sobre transações de todas as operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento. Além das informações sobre os cartões em si, o Fisco irá acompanhar, inclusive, os dados sobre transferências feitas via Pix. Antes, o leão já acompanhava os dados vindos de bancos tradicionais, públicos e privados. Agora, o monitoramento ampliou de escala.

Leia também

O órgão, atrelado ao Ministério da Fazenda, negou, no entanto, a criação ou elevação de tributos para o Pix. O posicionamento ocorre em meio a uma onda de fake news nas redes sociais que alegam que novas regras recentemente adotadas vão taxar o meio de pagamento instantâneo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.