Ouvindo...

BHP diz que julgamento da tragédia de Mariana em Londres duplica processos em andamento no Brasil

Empresa afirma que nega pedidos de escritório que representa mais de 620 mil vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana e diz que ação é desnecessária

BHP diz que julgamento da tragédia de Mariana em Londres duplica processos em andamento no Brasil

A BHP Billiton, uma das acionistas da Samarco e envolvida no rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, disse em nota enviada à Itatiaia que a ação que tramita na corte britânica, que retomou o julgamento sobre o caso nesta segunda-feira, é ‘desnecessária’. Segundo a empresa, o processo duplica questões que são tratadas no Brasil.

Confira o posicionamento:

“A BHP seguirá com sua defesa na ação do Reino Unido e nega os pedidos em sua totalidade. A ação é desnecessária, pois duplica questões por processos judiciais perante as Cortes brasileiras, pelos programas implementados pela Fundação Renova desde 2016 e pelo acordo recém-assinado no Brasil”.

Julgamento foi retomado

De acordo com a Pogust Goodhead, escritório que representa cerca de 622 mil vítimas da tragédia, a retomada do julgamento em Londres em nada altera o acordo assinado em outubro em Brasília. Eles buscam indenizações que chegam a R$ 230 bilhões.

O acordo de Mariana, assinado em outubro, prevê até R$ 132 bilhões em investimentos na região da bacia do Rio Doce. Segundo a empresa, ação atual é vista como alternativa para buscar justiça a pessoas que não foram contempladas no primeiro acordo.

“Isto porque nossos clientes estão buscando indenização por uma série de danos morais e materiais que não estão cobertos pelo acordo no Brasil. A repactuação estabelece critérios de elegibilidade que excluirão centenas de milhares de atingidos, sendo a ação inglesa a alternativa para buscar justiça”, finaliza a nota.

Até o fim do mês, o julgamento na corte britânica deve ouvir especialistas para, então, iniciar a fase de argumentos e alegações finais. A previsão é que a sentença da corte britânica seja divulgada ainda em 2025.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.