Com o prefeito Fuad Noman (PSD) impedido de comparecer presencialmente à prefeitura de Belo Horizonte desde o fim de novembro por questões de saúde, alterações significativas têm sido promovidas no primeiro escalão do Executivo municipal.
No dia 1º de janeiro, Fuad, por recomendação médica, não compareceu à cerimônia de posse na Câmara dos vereadores de Belo Horizonte. Debilitado e quase sem voz,
Cerca de 24 horas depois, na última quinta-feira (2), a prefeitura sancionou uma Reforma Administrativa e apontou nomeações para as quatro novas secretarias criadas. Agora, BH conta com 18 pastas municipais.
Uma edição especial do Diário Oficial do Município nomeou Jorge Luiz Schmitt Prym para a chefia da Secretaria-Geral, Darklane Rodrigues Dias para secretaria municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Guilherme Willer Santos para Secretaria de Mobilidade Urbana e Soraya de Fátima Mourthé Marques foi nomeada para comandar a secretaria de Administração Logística e Patrimonial.
Nova internação
Cerca de 48 horas após aparecer fragilizado na cerimônia de posse,
Procurado pela Itatiaia ao longo da noite desta sexta-feira, o hospital não quis divulgar mais detalhes sobre o estado de saúde do prefeito. No entanto, a nossa reportagem apurou com fontes próximas ao hospital que, neste momento, o prefeito está sedado e inconsciente.
Alto escalão não informou sobre quem está tomando decisões na prefeitura
Com o prefeito internado e sem previsão de alta, a reportagem da Itatiaia acionou a alta cúpula da prefeitura para saber quem está tomando as decisões recentes no comando do Executivo. Oficialmente, Fuad não se licenciou e ainda está no comando da capital mineira.
A reportagem entrou em contato na noite desta sexta-feira (3) e na manhã deste sábado (4) com o Procurador-Geral do Município, o Dr. Hércules Guerra. O procurador respondeu imediatamente ao nosso contato, mas ao ser questionado sobre quem está no comando da prefeitura e tomando as decisões recentes do executivo, o Procurador parou de responder as nossas mensagens. A nossa reportagem insistiu e ligou para o Procurador, mas ele não atendeu as nossas ligações.
A Itatiaia também apurou que o vice-prefeito, Álvaro Damião (União), não tem sido informado pela estrutura da prefeitura sobre detalhes relacionados ao estado de saúde do prefeito.
A reportagem também acionou diferentes setores do executivo, entre eles, o departamento de comunicação, e todos eles nos informaram que detalhes sobre o estado de saúde do prefeito serão comunicados exclusivamente por meio de boletins médicos divulgados pelo hospital. A expectativa é que uma atualização sobre o estado de saúde do prefeito seja divulgado neste sábado.