Ouvindo...

Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, quer Gabriel candidato em 2026: ‘saiu muito grande’

O deputado federal Baleia Rossi (MDB), em entrevista à Itatiaia, afirmou que após o desempenho na disputa pela prefeitura, gostaria de ver o presidente da Câmara disputando algum cargo majoritário nas próximas eleições

Gabriel Azevedo terminou a disputa pela PBH em quarto lugar nas eleições 2024

O deputado federal pelo estado de São Paulo e presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro, Baleia Rossi (MDB), disse para a Itatiaia que gostaria de ver o atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), vereador Gabriel Azevedo, como candidato pelo partido nas eleições de 2026.

De acordo com ele, o desempenho do parlamentar nas eleições municipais deste ano, quando se candidatou à prefeitura, mostram que seria possível disputar algum cargo majoritário no próximo pleito. “2026 está um pouco distante, mas eu gostaria muito que o Gabriel pudesse, unindo o partido, discutindo com a sociedade, disputar uma candidatura majoritária. Acho que ele saiu muito grande [da disputa pelo executivo municipal]”, disse em entrevista para a Itatiaia.

Leia também

Rossi destacou que Gabriel Azevedo, ao lado do candidato a vice-prefeito Paulo Brant, que se filiou nesta quinta-feira (12) ao MDB, conseguiram ficar em quarto lugar nas eleições apesar de “estruturas poderosas”. “Os dois tiveram mais de 10% dos votos. Se fizermos uma comparação com outras candidaturas, foi uma candidatura que foi com sola de sapato, com suor e amor por Belo Horizonte. Saíram gigantes eleitoralmente”, afirmou.

Gabriel Azevedo, no entanto, em outras ocasiões, já se declarou pré-candidato à prefeitura em 2028, nas próximas eleições municipais. Ele chegou a dizer que não tinha pretensões de disputar nenhuma posição em 2026. “Muita gente me questiona, mas não vai ser candidato em 2026 a deputado, a senador, a governador, algo que seja? Gente, não era discurso de campanha, não é fala momentânea, eu sou apaixonado por BH”, declarou.

Na última eleição, a chapa de Azevedo e Brant teve 10,55% dos votos no primeiro turno, ficando atrás apenas de nomes como Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.