O deputado federal Hercílio Diniz vai disputar o comando do MDB em Minas com o atual presidente da legenda, deputado federal Newton Cardoso Júnior, que está no segundo mandato.
A diminuição da bancada e a distribuição de recursos entre candidaturas nas últimas eleições estão entre as insatisfações dos que apoiam mudanças na cúpula do diretório estadual. Na legislatura que terminou em 2018, o MDB tinha 9 deputados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Atualmente, tem 2, assim como na Câmara Federal. Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a legenda tem apenas um vereador.
Existe também a reclamação de distribuição desigual de recursos para candidaturas nas eleições de 2022. Alguns correligionários afirmam que candidaturas pouco competitivas receberam muitos recursos.
O deputado federal Hercílio Diniz, que pode ser candidato ao Senado em 2026, quer ampliar a competitividade e o tamanho da legenda e, por isso, deve disputar a presidência do MDB em Minas.
A convenção estadual está prevista para o dia 05 de agosto, mas o edital ainda não foi publicado. Se o prazo não for cumprido, o comando pode ser assumido por uma comissão provisória, o que aumenta as chances do grupo de Newton Cardoso Júnior de permanecer à frente da sigla.