Ouvindo...

Conselheiro do TCE do Rio e ex-atriz da Globo viram réus por lavagem de dinheiro

A denúncia, aceita pelo STJ, diz que o conselheiro e a esposa usaram empresas das filhas para simular contratos de prestação de serviços fictícios

Érika, sobrinha da atriz Malu Mader, ficou conhecida por participar do elenco de apoio da novela Paraíso Tropical, de 2007

Por unanimidade, o Tribunal Superior de Justiça (STJ) recebeu uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Marco Antônio Barbosa de Alencar por lavagem de dinheiro. A esposa do conselheiro, Patrícia Mader, e as duas filhas do casal, sendo uma delas a atriz Érika Mader, também viraram réus pelo mesmo crime.

As investigações são um desdobramento da “Operação Quinto do Ouro”, que começou em 2017, quando o MPF e a Polícia Federal (PF) fizeram diligências para apurar o pagamento de vantagens indevidas ao conselheiro do TCE-RJ.

De acordo com o MPF, o esquema criminoso envolvia a celebração de diversos contratos do estado, com financiamento da União.

Leia também

Hindenburgo Chateaubriand, vice-procurador-geral da República, afirmou que Marco Antônio chegou a ocultar valores em contas não declaradas no exterior. A investigação apontou que o conselheiro manteve no nome dele e da esposa duas contas bancárias não declaradas nos Estados Unidos, que eram abastecidas com dinheiro recebidos de corrupção. Essas contas foram, posteriormente, encerradas e outras novas foram abertas em offshore, que tinham como beneficiárias, as filhas do casal.

Segundo a nota divulgada pelo MPF, os investigadores apontaram a existência de um esquema que consistia na utilização das empresas das filhas, Érika e Fernanda Mader, para simular contratos de prestação de serviços com emissão de notas fiscais fictícias a outra empresa de um colaborador, também denunciado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.