Os deputados estaduais de Minas Gerais elegem nesta quarta-feira a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (AMG). O atual presidente, Tadeu Martins Leite (MDB), é o candidato único à reeleição e deve ser reconduzido ao cargo.
Tadeu conta com o apoio do governador Romeu Zema (Novo). Dentro do executivo estadual, o parlamentar é bem quisto e tido pelo secretário de governo, Gustavo Valadares, como um nome conciliador.
“É um jovem equilibrado, conciliador, que é aquilo que a Assembleia mais precisa: alguém que busque a criação do consenso, ou pelo menos algo próximo do consenso sempre. E Tadeu tem se mostrado esse baita articulador, um cara que tem atendido bem ao governo, a base nossa que está aqui agora representada, e tem também atendido aos deputados da oposição. Enfim, é o nosso candidato, é aquele que tem condições de dar um belo prosseguimento à Assembleia pelos próximos dois anos”, disse recentemente à Itatiaia.
Natural de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, Tadeu é filho do ex-prefeito da cidade, Luiz Tadeu Leite. Foi eleito deputado pela primeira vez em 2010 e foi secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, entre 2015 e 2016, no governo Pimentel (PT).
Tadeuzinho, como é conhecido nos corredores da Assembleia, é quase um nome de consenso na Casa. Conhecido pelo perfil conciliador, o deputado circula bem entre a base de Zema e até por parlamentares da oposição.
Um acordo também é costurado para tentar manter os integrantes da Mesa Diretora. No entanto, não estão descartadas modificações pontuais em sua composição. Se ocorrerem, as alterações devem acontecer dentro de um consenso entre os deputados.