Ouvindo...

Governo discute transição em projeto de reforma na previdência das Forças Armadas

Proposta ainda será enviada ao Congresso Nacional através de uma PEC; comandantes das Forças Armadas pediram período de transição para implementação de idade mínina

Militares das Forças Armadas propuseram período de transição em proposta de ajuste da previdência

O governo federal planeja resolver, ainda nesta semana, os detalhes do projeto que altera a previdência dos militares das Forças Armadas, como parte do pacote de corte de gastos anunciado recentemente. A proposta inclui a implementação de uma idade mínima de 55 anos para a aposentadoria, acompanhada de ajustes em outros benefícios.

Leia mais: Militares terão até 2032 para adotar idade mínima para ir à reserva

Nas contas do Ministério da Fazenda, as mudanças propostas preveem R$ 1 bilhão de economia de despesas e mais R$ 1 bilhão de aumento de receitas com a medida.

Nesta segunda-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reúne-se com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a proposta apresentada no sábado (30) pelos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também

A principal demanda das Forças Armadas é a implementação de um período de transição de sete anos para que a idade mínima passe a valer integralmente. A proposta deve ser encaminhada ao Congresso Nacional na forma de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

No encontro de sábado, o presidente Lula e os comandantes chegaram a um consenso sobre a necessidade do período de transição. A partir de 2025, será iniciado o processo de adequação, que deve ser concluído até 2032. Durante esse período, haverá um pedágio de nove anos para os militares que já estiverem próximos da aposentadoria.

O texto ainda precisa passar por debates e aprovação no Congresso, onde será necessário obter apoio em duas votações tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado para sua implementação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio