Ouvindo...

Samarco sobre absolvição: ‘Decisão da Justiça Federal confirma que empresa agiu de acordo com a legislação’

Mineradora afirmou que decisão aponta que empresa seguia as regras determinadas pela lei na época do rompimento da barragem

Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi completamente devastado após rompimento de barragem da Samarco

A mineradora Samarco afirmou que a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-6), que absolveu a empresa no processo criminal do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, “confirma que a empresa sempre agiu de acordo com a legislação vigente”.

Por meio de nota, a empresa comentou a decisão da juíza federal Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho.

“A Samarco afirma que a decisão da Justiça Federal brasileira reflete a defesa e os fatos apresentados no processo e confirma que a empresa sempre agiu de acordo com a legislação vigente. A Samarco reitera que lamenta o rompimento da barragem de Fundão, que nunca será esquecido, e reafirma o compromisso com a reparação e compensação integral dos danos às famílias, comunidades e ao meio ambiente”, disse a mineradora.

Absolvição no TRF-6

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, na regional de Ponte Nova, absolveu as mineradoras Samarco, Vale e BHP pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana.

O rompimento, no dia 5 de novembro de 2015, causou a morte de 19 pessoas e foi considerado uma das maiores tragédias ambientais do país.

A decisão publicada pela regional de Ponte Nova, nesta quinta-feira (14), justifica a absolvição com base na “ausência de provas suficientes para estabelecer a responsabilidade criminal” direta e individual de cada réu envolvido no caso. A informação foi divulgada pelo G1 e confirmada pela reportagem da Itatiaia.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.