A mineradora Samarco afirmou que a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-6), que absolveu a empresa no processo criminal do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, “confirma que a empresa sempre agiu de acordo com a legislação vigente”.
Por meio de nota, a empresa comentou a decisão da juíza federal Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho.
“A Samarco afirma que a decisão da Justiça Federal brasileira reflete a defesa e os fatos apresentados no processo e confirma que a empresa sempre agiu de acordo com a legislação vigente. A Samarco reitera que lamenta o rompimento da barragem de Fundão, que nunca será esquecido, e reafirma o compromisso com a reparação e compensação integral dos danos às famílias, comunidades e ao meio ambiente”, disse a mineradora.
Absolvição no TRF-6
Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, na regional de Ponte Nova,
O rompimento, no dia 5 de novembro de 2015, causou a morte de 19 pessoas e foi considerado uma das maiores tragédias ambientais do país.
A decisão publicada pela regional de Ponte Nova, nesta quinta-feira (14), justifica a absolvição com base na “ausência de provas suficientes para estabelecer a responsabilidade criminal” direta e individual de cada réu envolvido no caso. A informação foi divulgada pelo G1 e confirmada pela reportagem da Itatiaia.