Ouvindo...

Explosão em Brasília: esquadrão antibombas encontra timer junto ao corpo de autor do atentado

Suspeito morreu ao explodir uma bomba na frente do Supremo Tribunal Federal; caso é investigado pela Polícia Federal

Explosões são ouvidas perto do STF; prédio é evacuado, uma pessoa morreu

Uma varredura realizada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na Praça dos Três Poderes - palco de um atentado a bomba na noite da última quarta-feira (13) - localizou um timer e outros quatro artefatos suspeitos.

Os itens estavam junto ao corpo de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, que é apontado como o autor dos ataques. Ele morreu durante uma das explosões.

Leia mais: Explosões alteram expediente no Congresso e no Supremo Tribunal Federal

Segundo a PMDF, os objetos foram encontrados com o auxílio de um robô e de equipamentos específicos utilizados pelo esquadrão antibombas da corporação.

Leia também

Dos itens suspeitos encontrados, três estavam no cinto de Francisco. Um outro item, um extintor de incêndio, foi localizado a poucos metros do corpo. Segundo a PM, o artefato parecia ter sido adaptado para causar uma explosão. Os itens foram detonados em explosões controladas.

Além disso, a PM também localizou um temporizador - timer - junto ao corpo do homem-bomba. Ele foi desativado pela equipe do esquadrão antibomba.

Outra varredura foi realizada no carro de Francisco, onde a PMDF também encontrou outros objetos explosivos que ainda estavam no local. O veículo, que estava estacionado entre o STF e o Anexo IV da Câmara, foi o primeiro a explodir.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio