Uma construção histórica em Itabirito, na região Central de Minas Gerais, corre o risco de cair. Construído entre os séculos XVII e XIX, o prédio foi a primeira sede da Prefeitura e da Câmara Municipal e se tornou um quartel histórico da Polícia Militar na cidade. Tombada desde 1992, a estrutura foi parcialmente destruída por um incêndio em 2021.
Um documento obtido pela Itatiaia aponta que, desde então, os órgãos responsáveis não teriam tomado nenhuma medida para restauração. O vereador Renê Américo da Silva (PSD) entrou com uma ação na Justiça denunciando a destruição de patrimônio tombado.
Segundo o vereador, o prédio pertencia ao governo de Minas, que tinha a responsabilidade pela manutenção da estrutura, mas foi repassado ao município por meio de um Termo de Cessão em 2022.
No documento, o pessedista afirma que o Quartel encontra-se “abandonado, com riscos de desabamento de suas paredes”.
A Itatiaia procurou a prefeitura de Itabirito que, em nota, respondeu que após duas tentativas de licitar as obras de restauro, o município permanece “atento e toma providências para realização de nova licitação”. O governo de Minas Gerais também foi procurado, mas, até o momento, sem retorno.
Confira a nota da prefeitura de Itabirito na íntegra:
“A Prefeitura de Itabirito esclarece que o antigo quartel da Polícia Militar, localizado no bairro Boa Viagem, foi cedido ao município, gratuitamente, por parte do Estado de Minas Gerais em maio de 2022. Desde então, os esforços estão voltados para o restauro do imóvel.
Após duas tentativas de licitar as obras de restauro, a Prefeitura permanece atenta e toma providências para realização de nova licitação, já em andamento.
A Prefeitura reforça que o projeto de restauração está pronto e sua execução será realizada assim que o processo licitatório for finalizado com a declaração da empresa vencedora.
O prédio do antigo quartel da Polícia Militar foi a primeira sede da Prefeitura e da Câmara Municipal de Itabirito e em 2021 sofreu as consequências de um grande incêndio. No entanto, todos os esforços continuam sendo empenhados para que sua recuperação seja plena.
Por fim, a Prefeitura destaca que o local não se encontra abandonado e está isolado com tapumes para preservar suas características e a segurança da população que transita pelo local.”