Um dia após o governador Romeu Zema (Novo)
Conforme a Itatiaia já mostrou, o governo federal informou que Zema não tem autonomia para suspender a cobrança do DPVAT, rebatizado de DPVAT, em Minas Gerais. O imposto é federal, foi autorizado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Governo Lula.
Ao atacar o imposto, Zema afirmou que o intuito do governo federal é apenas aumentar os impostos. Na justificativa, Zema disse que é contra o aumento de impostos.
Apesar disso, o governador é autor de um projeto que foi aprovado na Assembleia que reajustou a alíquota do ICMS em Minas Gerais. Como Zema não tem autonomia para zerar o imposto federal, os deputados defendem que Zema pode revogar o imposto que ele propôs ser reajustado em solo mineiro. Ao contrário do SPVAT, o ICMS é um imposto estadual.
Em entrevista à Itatiaia, o deputado de oposição, professor Cleiton (PV), afirma que já protocolou um projeto para revogar o imposto reajustado por Zema.
"É uma resposta ao governador, que está fazendo demagogia com algo que não compete a ele. Se ele, de fato, quer proteger o contribuinte, pode fazer algo efetivo em MG: revogar o aumento do ICMS, que ele fez no ano passado”, afirmou o parlamentar.