Na Índia, Lula faz reuniões bilaterais com Macron, presidente do Sri Lanka e CEO do Google

Presidente está no país asiático para uma visita de Estado e participou de uma cúpula sobre inteligência artificial

O presidente Lula (esq.) e o presidente da França, Emmanuel Macron (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série de reuniões bilaterais nesta quinta-feira (19), às margens da Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Délhi, na Índia.

Após participar da abertura do evento, o petista se reuniu, por exemplo, com o presidente da França, Emmanuel Macron. Este foi o primeiro encontro dos dois líderes desde a assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, do qual o francês é um forte opositor.

Lula também teve reuniões bilaterais com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, e com o presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, além de Sundar Pichai, CEO do Google.

Durante a abertura da cúpula, o chefe de Estado brasileiro voltou a defender a regulamentação das grandes empresas de tecnologia e fez críticas ao modelo de atuação das big techs. Segundo ele, o avanço da inteligência artificial sem regras globais pode abrir espaço para “práticas extremamente nefastas”.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...