Rei Charles III, do Reino Unido, rompe silêncio após prisão do irmão

Ex-príncipe Andrew Windsor foi preso nesta quinta-feira (19) mediante acusação de má conduta em cargo público

Rei Charles se pronuncia após prisão do irmão e ex-príncipe

O rei da Inglaterra, Charles III, emitiu um comunicado após a prisão do irmão e ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor. Segundo o monarca, a notícia da detenção foi recebida “com profunda preocupação” e “a lei deve seguir seu curso”.

Andrew Windsor foi preso nesta quinta-feira (19), em meio ao aniversário dele de 66 anos, acusado de má conduta em cargo público, conforme apontado pela BBC News. A operação tem ligação direta com o envolvimento do ex-príncipe com o criminoso sexual Jeffrey Epstein.

Segundo a polícia do Vale do Tâmisa, as investigações que envolvem Andrew dizem respeito a alegações de que uma mulher foi levada ao Reino Unido por Jeffrey Epstein para ter um encontro sexual com o ex-príncipe. A polícia cita também que ele compartilhou informações confidenciais com Epstein enquanto estava preso.

Andrew negou todas as acusações contra ele e insistiu que nunca testemunhou ou suspeitou de qualquer comportamento do qual Epstein foi acusado. Ele não comentou as recentes alegações de má conduta em cargo público.

Andrew vivia em palacete real afastado após denúncias

O ex-príncipe do Reino Unido deixou a residência palaciana no início de fevereiro após revelações prejudiciais vinculadas ao criminoso sexual Jeffrey Epstein.

Andrew esperava permanecer por mais tempo no Chalé Real, sua casa em Windsor há décadas, informou o The Sun. Entretanto, ele teria se mudado e sido levado de carro para uma casa de campo em Sandringham, a propriedade do rei em Norfolk, que se tornou sua casa.

Confira a nota completa

“Recebi com profunda preocupação as notícias sobre Andrew Mountbatten-Windsor e a suspeita de má conduta em cargo público. O que se segue agora é o devido processo legal, justo e adequado, pelo qual esta questão será investigada de forma apropriada e pelas autoridades competentes. Neste sentido, como já afirmei, contam com o nosso total e irrestrito apoio e cooperação.

Deixe-me ser bem claro: a lei deve seguir seu curso.

À medida que este processo continua, não seria apropriado da minha parte comentar mais sobre o assunto. Enquanto isso, minha família e eu continuaremos cumprindo nosso dever e servindo a todos vocês”.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...