Ouvindo...

Governo adia decisão sobre retomada do horário de verão

ONS deve apresentar estudos sobre mudança nos relógios nesta quarta (16)

Se for acatada, retomada deve acontecer no fim de novembro

O governo federal adiou para esta quarta-feira (16) a decisão sobre a possível retomada do horário de verão no Brasil. O Ministério de Minas e Energia (MME) ainda vai receber dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre a política de alteração de horários no país para este ano.

Nesta terça (15), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com técnicos da pasta para avaliar se o retorno pode impactar o país com risco energético. O assunto já foi discutido com o presidente Lula (PT), que deverá dar a palavra final. O presidente enfatizou que a decisão deve ser técnica, baseada em estudos, e ocorrer apenas se for imprescindível.

Caso o governo opte pelo horário de verão, a data para sua implementação deve ser em 30 de novembro, conforme já antecipou a Itatiaia.

Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão foi mantido continuamente de 1985 até 2019, quando o governo anterior decidiu revogá-lo em abril daquele ano, alegando pouca efetividade na economia de energia.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.