Famílias removidas de áreas de inundação recebem as chaves de novos apartamentos em Contagem

As moradias foram construídas com recursos do Governo do Estado, Prefeitura de Contagem e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal

Famílias removidas de áreas de inundação recebem as chaves de novos apartamentos em Contagem

Cerca de 80 famílias que viviam na antiga Vila PTO, ou Vila Itaú, em Contagem, na Grande BH, e que foram removidas da área de inundação nas proximidades da Avenida Tereza Cristina, receberam as chaves de novos apartamentos nesta terça-feira (8).

As moradias foram construídas com recursos do Governo do Estado, Prefeitura de Contagem e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

As famílias ficaram mais de 12 anos aguardando o reassentamento. Ao todo, são 240 apartamentos já entregues, e outras 64 unidades habitacionais estão em construção, e devem ser entregues nos próximos meses, totalizando 304 unidades. O investimento é de R$ 53 milhões.

O conjunto entregue nesta terça fica no bairro Darcy Vargas, em Contagem.

Leia também

Na entrega, o vice-governador do Estado, Professor Matheus Simões (NOVO), disse que a remoção das famílias, na época, era para possibilitar a realização de obras de prevenção de enchentes.

“As pessoas estavam vivendo com aluguel social nesse período. Isso deixa a família numa situação de insegurança, ainda que esteja morando com o aluguel social sendo pago pelo poder público. A gente sabe que ter a casa e ter o registro faz muita diferença, por isso a satisfação nossa enquanto governo do estado”, diz o vice-governador.

A prefeita Marília Campos (PT), era prefeita em outro mandato quando as famílias tiveram que ser removidas.

“Nós tiramos os moradores da Vila PTO e da Vila Itaú. Ali era tudo inundado na época das chuvas. Eles viviam em aluguel social e agora os apartamentos estão sendo, graças a Deus, entregues”, afirma a prefeita.

A Itatiaia conversou com Adélio Gerard, de 44 anos, que foi o primeiro morador a pegar a chave na cerimônia.

“Eu morava ali na Vila Itaú. Fui nascido e criado ali. Primeiro, agradecer a Deus, né? Foram anos esperando isso. Quinze anos esperando. E, graças a Deus, hoje pegar a chave é uma satisfação muito grande. Alegria muito grande. Imensa”, conta.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Ouvindo...