Cerca de 80 famílias que viviam na antiga Vila PTO, ou Vila Itaú, em Contagem, na Grande BH, e que foram removidas da área de inundação nas proximidades da Avenida Tereza Cristina, receberam as chaves de novos apartamentos nesta terça-feira (8).
As moradias foram construídas com recursos do Governo do Estado, Prefeitura de Contagem e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
As famílias ficaram mais de 12 anos aguardando o reassentamento. Ao todo, são 240 apartamentos já entregues, e outras 64 unidades habitacionais estão em construção, e devem ser entregues nos próximos meses, totalizando 304 unidades. O investimento é de R$ 53 milhões.
O conjunto entregue nesta terça fica no bairro Darcy Vargas, em Contagem.
Na entrega, o vice-governador do Estado, Professor Matheus Simões (NOVO), disse que a remoção das famílias, na época, era para possibilitar a realização de obras de prevenção de enchentes.
“As pessoas estavam vivendo com aluguel social nesse período. Isso deixa a família numa situação de insegurança, ainda que esteja morando com o aluguel social sendo pago pelo poder público. A gente sabe que ter a casa e ter o registro faz muita diferença, por isso a satisfação nossa enquanto governo do estado”, diz o vice-governador.
A
“Nós tiramos os moradores da Vila PTO e da Vila Itaú. Ali era tudo inundado na época das chuvas. Eles viviam em aluguel social e agora os apartamentos estão sendo, graças a Deus, entregues”, afirma a prefeita.
A Itatiaia conversou com Adélio Gerard, de 44 anos, que foi o primeiro morador a pegar a chave na cerimônia.
“Eu morava ali na Vila Itaú. Fui nascido e criado ali. Primeiro, agradecer a Deus, né? Foram anos esperando isso. Quinze anos esperando. E, graças a Deus, hoje pegar a chave é uma satisfação muito grande. Alegria muito grande. Imensa”, conta.