Neste domingo (6) mais de 155 milhões de brasileiros poderão votar em candidatos para os cargos de prefeito e de vereador de 5569 municípios do país. O processo eleitoral começa às 8h e, se não houver eleitores na fila, é encerrado às 17h. A previsão é que os resultados começarão a ser divulgados a partir das 19h, no horário de Brasília.
Leia mais:
Qual é a ordem de votação nas eleições 2024? Veja tutorial de votação Google anuncia proibição de anúncios políticos para eleições de 2024 no Brasil Eleições 2024: veja horários, o que levar e quais cidades do Brasil podem ter segundo turno
Como funciona a apuração dos votos?
Finalizada a votação, os resultados de cada urna ficam gravados em uma mídia removível, conhecida como mídia de resultado. Nelas, ficam contidos todos os dados da votação - que correspondem ao Boletim de Urna em formato digital. Com todos esses dados armazenados, a urna imprime o resultado da votação da seção eleitoral.
Conforme as regras de Supremo Tribunal Eleitoral, são impressas cinco vias obrigatórias, e caso seja necessário, outras cinco vias adicionais. Das obrigatórias, uma é destinada à fiscalização, outra é guardada pela presidente ou pelo presidente da seção eleitoral, duas são anexadas à ata da seção e encaminhadas ao cartório eleitoral (uma delas, inclusive, acompanha a mídia de resultado), e a quinta é afixada em local visível da seção eleitoral para o conhecimento público.
Envio das informações aos polos de transmissão
Após a impressão e verificação dos Boletins de Urnas, a mídia de resultado é enviada para os polos de transmissão. Nele, os dados serão transmitidos pelo TSE por meio do Sistema Transportador.
Contagem dos votos
Assim que todas as informações chegam ao servidor central, é feita a verificação das assinaturas digitais, que garante que os dados vêm de uma urna eletrônica cadastrada e verificada. Em seguida, são verificadas as informações dos boletins de urna.
Após todas as medidas de segurança é iniciado o procedimento de totalização dos votos e, em seguida, a divulgação dos resultados. Segundo o Tribuna Regional Eleitoral de Minas Gerais, o processo de contagem dos dados é feito sem interferência humana. Os dados somente podem ser lidos em equipamentos da Justiça Eleitoral que são amparados por chaves e camadas de segurança do sistema eletrônico de votação.