O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) designado para repatriar os brasileiros que vivem no Líbano tem previsão de partir do Brasil na quarta-feira (02), da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
Segundo a FAB, a aeronave escalada para o serviço é um KC-30. O voo em direção a Beirute, capital do Líbano, contará com uma escala prevista na cidade de Lisboa, em Portugal.
Inicialmente, o consulado brasileiro no Líbano havia aberto um cadastro para avaliar se haveria interessados em deixar o país com a ajuda do governo federal. Conforme apurado pela Itatiaia, ao menos 3 mil pessoas se cadastraram.
A previsão é que, neste primeiro voo, 220 cidadãos brasileiros sejam retirados do Líbano, onde o conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah tem gerado preocupação e instabilidade. Segundo o Itamaraty, dois adolescentes brasileiros já morreram em meio aos bombardeios na região sul do país.
A operação foi autorizada pelo governo Lula na segunda-feira (30) e visa trazer de volta ao Brasil aqueles que solicitaram ajuda para deixar a região. De acordo com o Itamaraty, mais de 21 brasileiros residem atualmente no Líbano.