Ouvindo...

Brasileiros no Líbano: Lula vai avaliar se o governo deve iniciar operação de resgate

Enquanto presidente ainda se decide, orientação do Itamaraty é para que os brasileiros que vivem na região do conflito com Israel deixem o país por conta própria

Lula e Mauro Vieira vão discutir nesta segunda-feira a possibilidade de envio de aviões da FAB para o resgate de brasileiros no Líbano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve decidir nos próximos dias se o governo fará, ou não, o resgate dos brasileiros que vivem no Líbano - país que vem sendo alvo de ataques de Israel, em conflito com o grupo extremista Hezbollah. As opções de como o resgate deverá ser feito serão apresentadas por membros do Ministério das Relações Exteriores (MRE) que, por hora, pregam cautela na operação.

Nesta segunda-feira (30), no México, Lula deve se reunir com o ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir o caso. No sábado, o chanceler brasileiro esteve com o chanceler libanes, Abdallah Bou Habib, e falou sobre a possibilidade.

Leia também

Segundo apurado pela Itatiaia, os desafios logísticos e diplomáticos ainda são fatores que dificultam a operação de resgate. Por hora, a posição do governo brasileiro segue sendo a de orientar que os cidadãos que vivem no Líbano deixem o país por meios próprios.

Apesar dos ataques à bomba, o aeroporto de Beirute - capital do Líbano - segue em operação e com voos Adis Abeba, Dubai, Doha, Istambul e capitais europeias, todos com conexão direta para o Brasil.

Atualmente, aproximadamente 21 mil brasileiros residem na região, o que complica uma possível operação de evacuação. Até agora, o Itamaraty confirmou a morte de dois adolescentes brasileiros em decorrência do conflito.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio