O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, discutiu neste sábado (28) com o chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, a possibilidade de resgate dos brasileiros que vivem na região que vem sendo sistematicamente bombardeada por Israel. O encontro ocorreu em Nova Iorque, onde os dois representantes participam da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a conversa durou cerca de 40 minutos. Ambos abordaram a grave situação no Líbano, que enfrenta intensos ataques a bomba por parte de Israel e também uma avaliação sobre o resgate de cidadãos brasileiros que vivem no país.
Neste momento, o Brasil ainda está contabilizando quantos brasileiros desejam apoio logístico para retornar ao país. Por hora, a orientação é que a saída do Líbano seja feita por conta própria. No entanto, o governo está considerando acionar a Força Aérea Brasileira (FAB) para ajudar na evacuação das famílias afetadas pelo conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.
Atualmente, aproximadamente 21 mil brasileiros residem na região, o que complica uma possível operação de evacuação. Até agora, o Itamaraty confirmou a morte de