Ouvindo...

STF autoriza inquérito contra Silvio Almeida por assédio sexual

Processo corre sob sigilo, por ser crime de natureza sexual

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de um inquérito contra Silvio Almeida, ex-ministro de Direitos Humanos e Cidadania do Governo Lula, demitido após denúncias de assédio sexual.

O inquérito corre no STF sob número 4.975. O caso está sigilo por se tratar de crime de natureza sexual (praxe em casos judiciais do tipo).

A decisão foi tomada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) concordar com o início da investigação pela Polícia Federal.

Na semana passa, a PF enviou ao STF um relatório preliminar sobre o caso. Como os fatos aconteceram no período em que Silvio Almeida tinha foro privilegiado, a corporação questionou se as investigações deveriam tramitar na Corte ou se o caso deveria seguir para instâncias inferiores.

O ex-ministro nega as denúncias.

Leia também

As acusações foram levadas a organização Me Too, que visa ajudar vítimas de assédio sexual. Uma das vítimas teria sido Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.

Almeida teria cometido assédios que incluiriam toque nas pernas de Anielle, beijos inapropriados ao cumprimentá-la, além de frases com conteúdo sexual.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais