Ouvindo...

Câmara conclui votação do projeto que estende a desoneração da folha de pagamento

Texto trata da desoneração da folha de pagamentos para empresas de 17 setores da economia e dos municípios com até 156 mil habitantes. Projeto vai à sanção do presidente Lula

O plenário da Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei que que trata da compensação, aos cofres federais, com desoneração da folha de pagamentos para empresas de 17 setores da economia e dos municípios com até 156 mil habitantes. O texto prevê que a reoneração da folha será retomada em 2025.

Na sessão da manhã desta quinta-feira (12), foram por 231 a favor e 54 contra a emenda. Agora, o texto será enviado à sanção do presidente Lula (PT).

A última emenda analisada tratava da apropriação dos depósitos judiciais e de recursos esquecidos nos bancos pelo Tesouro Nacional.

Leia também

O texto-base foi votado no último dia do prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso e o governo resolvessem o impasse em torno do tema. Caso contrário, as empresas teriam que pagar a contribuição no próximo dia 20, por conta de uma decisão liminar (provisória) do ministro Cristiano Zanin, do STF, que suspendeu trechos da lei que prorrogava o benefício integralmente até 2027.

A Advocacia-geral da União (AGU) ingressou nesta quinta com um pedido no STF para que a Corte dê mais três dias para que o presidente Lula sancione o acordo entre o governo e Congresso Nacional sobre a desoneração da folha de pagamento.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.