STF tem maioria para rejeitar recursos de redes sociais contra decisões de Moraes

Primeira Turma da Corte analisa questionamentos sobre extensão de ordens de bloqueios de perfis

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar diversos recursos contra decisões do ministro Alexandre de Moraes que bloquearam perfis em plataformas de investigados por postagens que supostamente incitaram atos golpistas, discursos de ódio e também ataques às instituições democráticas.

O colegiado analisou recursos feitos pelo X (antigo Twitter), Rumble e Discord. O julgamento acontece no plenário virtual do tribunal, onde não há debates.

A discussão questiona se os bloqueios podem ser feitos da conta ou se as restrições devem ser aplicadas a postagens específicas.

Leia também

As redes sociais alegam que os bloqueios representam uma censura prévia, defendendo que apenas as publicações específicas sejam retiradas do ar.

Até o momento, Alexandre de Moraes (relator) foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino. Faltam votar os ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.

Ouvindo...