Ouvindo...

Starlink recua e afirma que vai bloquear acesso do ‘X’ no Brasil

Presidente da Anatel, Carlos Baigorri, chegou a declarar que havia sido informalmente informado que a empresa não iria cumprir com a ordem da Justiça brasileira

A empresa de internet à satélite de Elon Musk, Starlink, informou nesta terça-feira (3) que irá bloquear o acesso ao ‘X’ no Brasil. O anúncio reflete uma mudança na postura companhia que, antes, havia afirmado que não iria suspender o acesso à plataforma, que também é de Musk, enquanto as contas e ativos dela não fossem desbloqueadas pela Justiça brasileira.

Leia mais:

“Independentemente do tratamento ilegal contra a Starlink devido ao congelamento dos nossos recursos, nós estamos cumprindo com a ordem de bloquear o acesso ao ‘X’ no Brasil”, afirmou a empresa em uma publicação na rede social. A empresa pontuou que não concorda como está sendo tratada pela justiça brasileira e alegou que as medidas tomadas por Alexandre de Moraes são inconstitucionais. Veja a íntegra da nota emitida pela Starlink abaixo:

“Para os nossos clientes no Brasil (que podem não conseguir ler essa mensagem como resultado do ‘X’ ter sido bloqueado por Alexandre:

Resistência em bloquear o ‘X’ no Brasil

O presidente de Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, informou no domingo (1°) ao canal de notícia Globonews que foi avisado informalmente por mensagem que a Starlink não iria bloquear o acesso ao ‘X’. A rede social foi banida no Brasil na última sexta-feira (30), após Musk não cumprir com exigências do Supremo Tribunal Federal, entre elas, indicar um representante legal da rede social no Brasil.

Leia também

“Ao longo do dia, entrei em contato com os advogados da Starlink perante a Anatel, e o que nos foi informado é que a Starlink não iria bloquear o acesso ao X, enquanto não fossem liberados os recursos ligados a Starlink bloqueados pela Justiça”, relatou Baigorri na ocasião.

Bloqueio de contas da Starlink

As contas da Starlink foram bloqueadas na quinta-feira (29) após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O magistrado justificou a medida como uma forma de garantir o pagamento de R$ 18,5 milhões em multas aplicadas ao ‘X’.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais