Ouvindo...

Candidato pode ser mesário? Entenda as regras eleitorais

Os mesários desempenham importante papel nas eleições e são considerados representantes da Justiça Eleitoral nos locais de votação

Com a aproximação das eleições, uma dúvida comum entre os eleitores é a atuação dos mesários, como é feita a escolha e se candidatos podem ou não ser mesários. Afinal, candidato pode ou não ser mesário?

Entenda o que diz as regras eleitorais.

O que faz um mesário?

Os mesários e mesárias trabalham nas seções eleitorais, facilitando o exercício do voto por eleitoras e eleitores e garantindo um processo organizado e transparente. As atribuições dos mesários variam conforme o posto ocupado na seção, como presidente de seção e a mesa receptora.

Candidato pode ser mesário?

Não. De acordo com a Justiça Eleitoral, os candidatos e os seus parentes, até o segundo grau, bem como o cônjuge ou o companheiro, são vetados de trabalhar como mesários.

Leia também

Por que candidato não pode ser mesário?

A ordem é uma forma de garantir a imparcialidade do processo eleitoral. A proibição evita que candidatos possam, de alguma forma, influenciar eleitores ou obter informações privilegiadas sobre a votação.

Quem pode ser mesário?

Qualquer eleitor e eleitora maior de 18 anos pode ser convocado ou se voluntariar, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Eles são escolhidos, preferencialmente, entre os eleitores da própria seção. No entanto, há alguns casos que o cidadão fica vetado de participar, como é o caso dos candidatos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo