Ouvindo...

Deputados de oposição protocolam projeto para suspender ‘teto de gastos’ de Romeu Zema

Decisão do governador de Minas Gerais foi publicada através de decreto oficial nesta quarta-feira (28)

A vice-líder do bloco, Lohanna (PV), também se pronunciou através do perfil oficial no Instagram.

O Bloco Democracia e Luta, formado por deputados do PT, PSOL, PV, PCdoB e Rede, protocolou, na noite desta quarta-feira (28), o Projeto de Resolução para suspender os efeitos do “teto de gastos”, do governador Romeu Zema (Novo).

O decreto dispõe sobre a limitação do crescimento anual das despesas primárias de Minas Gerais em decorrência de sua adesão ao Regime de Recuperação Fiscal - RRF. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Para os deputados e deputadas da oposição, o ato do chefe do Executivo é “arbitrário, inconstitucional e ignora a representatividade do Legislativo e de todo povo mineiro”.

Leia também

“Ao governar por decreto, Romeu Zema mina a democracia. Minas Gerais é o único estado que implementa o teto de gastos sem autorização legislativa. A verdade é que esse governo não tem votos na ALMG para aprovar o seu pacote de maldades, por isso decidiu agir por vias que ele considera mais fácil”, afirmou o bloco de oposição da Assembleia através de nota.

Em outro trecho, o bloco liderado por Ulysses Gomes (PT), afirmou que “o povo mineiro não pode pagar a conta da inércia e da irresponsabilidade de um governo que está há seis anos sem pagar uma parcela da dívida de Minas com a União, enquanto aumenta o próprio salário em 300%, dá benefícios fiscais bilionários para seus financiadores de campanha e, agora, ataca os serviços públicos, prejudicando toda a população mineira”.

A vice-líder Lohanna (PV) também se pronunciou através do perfil oficial no Instagram.

“Essa atitude do Romeu Zema ignora completamente a Assembleia Legislativa e, mesmo que paute, os deputados e deputadas precisam ter oportunidade de, representando seus eleitores, votarem. Por isso protocolamos o Projeto de Resolução, para que o tramite legislativo seja seguido”, reforçou a deputada.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo