O Centro de Investigações e Prevenção a Acidentes Aéreos (Cenipa) anunciou neste domingo (11) que 100% dos áudios e dados que estavam nas duas caixas-pretas do avião ATR-72, da empresa Voepass, foram recuperados pela equipe de investigação. As informações são consideradas fundamentais para entender o que pode ter causado a queda da aeronave na última sexta-feira (9) no município de Vinhedo, no interior de São Paulo, matando 62 pessoas.
“Nessa manhã temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico impacto, esse trágico evento para a sociedade”, revelou o comandante do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, durante coletiva de imprensa realizada no local da queda da aeronave neste domingo.
Ainda segundo o militar, a partir dos dados obtidos nos equipamentos se inicia uma segunda fase da investigação do órgão responsável por apurar os acidentes aéreos que ocorrem no Brasil.
“Mas isso não quer dizer que o trabalho do nosso laboratório de análise, extração de dados de gravadores de voo está terminado. Essa é a primeira fase, os dados foram obtidos, validados, e agora aguardamos a linha de investigação dos nossos investigadores”, detalhou.
O brigadeiro também informou que os dois motores do avião serão analisados em São Paulo para avaliar se a perda de potência pode ter causado a queda. O relatório preliminar da investigação deve ser apresentado em 30 dias, segundo o militar.