O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deu início neste domingo (11) ao trabalho de remoção dos motores da aeronave da VoePass, que sofreu um acidente na última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.
De acordo com o Cenipa, órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), os motores serão transportados para a cidade de São Paulo e armazenados em uma estrutura do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), onde passarão por um trabalho de perícia para apurar o que pode ter causado a queda da aeronave.
A operação de remoção dos motores conta com a presença de representantes das Agência francesas e canadenses equivalentes ao Cenipa. Os países são responsáveis pela construção da aeronave ATR-72 (França) e dos motores utilizados no avião (Canadá). Segundo o órgão brasileiro, a colaboração internacional é parte do esforço para garantir uma investigação abrangente e precisa sobre o caso.
A aeronave, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, todos os quais perderam a vida no trágico acidente.