Ouvindo...

FAB encontra ‘caixa-preta’ de avião da Voepass que caiu em SP

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) instaurou inquérito para apurar o acidente aéreo

Representantes da Anac e do Cenipa concederam uma entrevista coletiva, em Brasília

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, confirmou que os dois gravadores do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP), foram localizados pelos investigadores.

O Cenipa instaurou uma investigação para apurar as causas do acidente aéreo, que culminou na morte de 61 pessoas.

O Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno confirmou, em coletiva de imprensa, que foram localizados o gravador de dados de voo (FDR) e o gravador de voz na cabine de comando (CVR).

Os gravadores do avião, popularmente chamados de “caixa-preta”, serão trazidos para Brasília, onde serão analisados por técnicos do Cenipa.

Leia também

O CENIPA informou que o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.

A ANAC montou um gabinete de crise para acompanhar os desdobramentos do episódio.

A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar o caso. Agentes da corporação estão no local da tragédia realizando uma perícia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.