O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Luiz Ricardo, afirmou nesta sexta-feira (9) que o avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP), estava em situação regular. A aeronave foi fabricada em 2010 e entrou no Brasil em 2022.
O avião decolou do aeroporto de Maringá (PR) com 57 passageiros e 4 tripulantes. O destino era o Aeroporto de Guarulhos, mas o avião caiu em Vinhedo.
A Anac informou que irá fazer um levantamento das condições da aeronave, assim como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que abriu uma investigação para apurar as causas do acidente.
“A parte de fiscalização de manutenção é feita pela agência (Anac), e, assim como o Cenipa, estamos na fase de levantamento de dados. O que posso dizer é que a aeronave estava em situação regular, temos a rastreabilidade de quando foi construída e de quando entrou no Brasil. Isso será levantado e será prestado na investigação do relatório da Cenipa”, destacou Luiz Ricardo.
A caixa preta do avião, assim que for localizada, será trazida para Brasília, onde será analisada pela Força Aérea Brasileira (FAB). Ainda não há um prazo para a conclusão do inquérito do Cenipa.