O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá se reunir nesta quarta-feira (7) com sete ministros, incluindo o da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para discutir a PEC da Segurança Pública.
O encontro está previsto para às 15H, no Palácio do Planalto.
A reunião, que ocorrerá no Palácio da Alvorada, também contará com as presenças dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, da Educação, Camilo Santana, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A proposta de Lewandowski, que deve ser encaminhada para análise do Congresso Nacional, prevê mudanças no artigo 144 da Constituição, dando poderes à União para estabelecer as diretrizes de uma Política Nacional de Segurança Pública, que deverá ser seguida pelos estados.
Atualmente, os governadores possuem autonomia para estabelecer suas políticas de segurança pública. O tema ainda deve ser amplamente discutido com os governadores.
O texto prevê, ainda, a criação de uma nova força de segurança, que seria responsável pelo policiamento ostensivo.