Ouvindo...

Lula se reúne com Lewandowski e outros seis ministros que foram governadores para discutir PEC da Segurança Pública

O encontro está previsto para às 15H, no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá se reunir nesta quarta-feira (7) com sete ministros, incluindo o da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para discutir a PEC da Segurança Pública.

O encontro está previsto para às 15H, no Palácio do Planalto.

O texto, de autoria do próprio Lewandowski, prevê que a União terá a competência de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

A reunião, que ocorrerá no Palácio da Alvorada, também contará com as presenças dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, da Educação, Camilo Santana, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A proposta de Lewandowski, que deve ser encaminhada para análise do Congresso Nacional, prevê mudanças no artigo 144 da Constituição, dando poderes à União para estabelecer as diretrizes de uma Política Nacional de Segurança Pública, que deverá ser seguida pelos estados.

Leia também

Atualmente, os governadores possuem autonomia para estabelecer suas políticas de segurança pública. O tema ainda deve ser amplamente discutido com os governadores.

O texto prevê, ainda, a criação de uma nova força de segurança, que seria responsável pelo policiamento ostensivo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais