Ouvindo...

Ex-ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles se filia ao Novo neste sábado

Na última sexta-feira (2), o TSE validou a saída de Salles do PL, partido de Bolsonaro

Ricardo Salles declarou em uma rede social a intenção de concorrer ao Senado em 2026.

O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se filiou ao partido Novo na manhã deste sábado (3). Salles já foi filiado do partido entre 2018 e 2020, quando foi expulso após assumir o cargo no governo de Jair Bolsonaro (PL). A aproximação desagradou, o então presidente do partido, João Amoêdo.

A filiação já era esperada desde que Salles recebeu o aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (2) para se desfiliar do Partido Liberal (PL). Salles precisou enviar ao TSE uma carta assinada pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, para conseguir deixar o PL. O documento evita que o deputado perca o mandato após se desligar da sigla.

“O retorno do Salles fortalece muito o Novo no Congresso, além de vir como uma grande liderança para disputar o Senado em 2026”, declarou Eduardo Ribeiro, presidente nacional do Novo.

Leia também

Salles foi ministro do Meio Ambiente entre 2019 e 2021 do governo Bolsonaro (PL). O ex-presidente exonerou o ex-ministro após uma série de críticas envolvendo a pasta ambiental. Ele foi substituído por Joaquim Álvaro Leite.

Após se filiar ao PL, Salles não recebeu o aval do partido para concorrer à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais neste ano.

Rumo ao senado

O deputado publicou no X, antigo Twitter, a confirmação de sua intenção em concorrer ao Senado pelo partido que, até então, tinha apenas um senador, Eduardo Girão, do Ceará.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.