Ministro de Minas e Energia e uma das lideranças do PSD em Minas Gerais, Alexandre Silveira classifica como uma decisão de “caráter oportunista”
“O prefeito Fuad foi surpreendido de forma extremamente triste com uma decisão que me parece muito mais uma decisão com caráter oportunista do que propriamente uma decisão que tem a responsabilidade com o Brasil, com Belo Horizonte e com Minas Gerais. (...) O que nos resta agora é naturalmente continuar defendendo com coerência a candidatura do prefeito de Belo Horizonte, que é extremamente bem aprovado”, disse Silveira à Itatiaia no início da noite desta sexta-feira (26).
Momentos antes da entrevista,
“Nós que defendemos a democracia, o campo progressista e um projeto de país liderado pelo presidente Lula que quer pacificar a nação. Nós não podemos deixar de reconhecer que ele é livre, que o ex-prefeito tem o direito de fazer as suas opções. Quem vai fazer esse julgamento é a sociedade mineira, os belo-horizontinos.”
A filiação ao Republicanos é vista, nos bastidores, como um movimento de olho na eleição de 2026.
“O ex-prefeito ganhou eleição em dois momentos. O primeiro, com o discurso de “chega de político”. (...) A segunda ele disputou dentro da Covid, quando praticamente não teve campanha eleitoral. Quando ele precisou disputar uma eleição onde a população voltou a ter lucidez, que foi a de 2022, nós sabemos o resultado que ele teve no estado – perdendo, inclusive, em Belo Horizonte”, disse o ministro, completando:
“Agora, o que a gente espera é que ele seja, e a gente não quer o mal de ninguém, eu espero que ele seja
Alexandre Silveira finalizou dizendo que a
“Eu não tinha expectativa com relação à coerência dele, mas ele estava dialogando. A notícia que eu tenho é que ele tinha, inclusive, um almoço marcado com o presidente Gilberto Kassab e com o presidente Rodrigo Pacheco no domingo. Eles também foram surpreendidos com essa notícia.”
O prefeito Fuad Noman (PSD) se manifestou sobre a saída de Kalil do partido
“Alexandre Kalil e eu trabalhamos juntos nos últimos cinco anos. Foi um tempo muito bom, a gente pensou coisas juntos para a cidade e realizamos muitos dos nossos sonhos.
A admiração que sinto por ele - e, acredito, ele sente por mim - evoluiu para uma grande amizade. Quanto a isso, garanto que nada vai mudar.
Porém, quis a vida que hoje eu esteja disputando a reeleição para o cargo de prefeito pelo meu partido, o PSD. Estou 100% focado nisso.
Já ele tem outros objetivos, o que é totalmente legítimo e compreensível. Assim, ao analisar o cenário político, a composição partidária, Kalil decidiu que o melhor para o seu futuro seria trocar de partido.
Claro que, ao fazer isso, ele passa a ter um compromisso com o candidato do partido ao qual se filiou. É natural que seja assim. Não é uma ruptura, é simplesmente uma escolha.
Todo mundo sabe que nós dois somos apaixonados por BH. Jogamos juntos por BH. Agora, vamos estar em times separados. Mas a torcida por nossa cidade será sempre uma só.
Da minha parte, desejo ao amigo Alexandre Kalil toda a sorte e felicidade do mundo. Mas garanto que não perderemos a amizade, o respeito e a admiração que temos um pelo outro”.