Ouvindo...

Kalil pode ser candidato ao Governo de Minas pelo Republicanos em 2026

A costura passa pelo apoio do ex-prefeito à Mauro Tramonte na disputa pela PBH

Kalil deve ser candidato ao Governo de Minas pelo Republicanos em 2026

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deve ser candidato ao Governo de Minas pelo Republicanos em 2026. Atualmente, filiado ao PSD, Kalil vai deixar a sigla e planeja se filiar à nova legenda na semana que vem. A troca está relacionada à decisão do ex-prefeito de apoiar o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) na disputa pela PBH.

Fuad

Insatisfeito com o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), por considerar que não recebeu apoio quando renunciou para disputar o governo do estado em 2022, Kalil resolveu mudar de partido. O fato de Fuad ter trocado secretários por nomes ligados a desafetos de Kalil e de parte da bancada do PSD na Assembleia Legislativa ter apoiado o governo de Romeu Zema (Novo) também motivaram a decisão do prefeito, segundo interlocutores dele. Nas eleições municipais, Kalil “vai ajudar na escolha e terá papel fundamental nas decisões de campanha”, segundo fontes ligadas ao ex-prefeito.

Governo de Minas

O apoio de Kalil a Tramonte passa pela costura para 2026. Segundo fontes da cúpula do Republicanos, a legenda está garantida para o ex-prefeito da capital que teria pretensões de disputar o Governo de Minas em 2026.

Cleitinho

O senador Cleitinho (Republicanos) tem sempre o nome ventilado como um possível candidato à sucessão de Zema, como cabeça de chapa ou em uma dobradinha com o deputado federal, Nikolas Ferreira (PL), mas integrantes da cúpula da legenda afirmam que os planos atuais são para que ele se mantenha no mandato de senador.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.