O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deve ser candidato ao Governo de Minas pelo Republicanos em 2026. Atualmente, filiado ao PSD, Kalil vai deixar a sigla e planeja se filiar à nova legenda na semana que vem. A troca está relacionada à decisão do ex-prefeito de apoiar o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) na disputa pela PBH.
Fuad
Insatisfeito com o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), por considerar que não recebeu apoio quando renunciou para disputar o governo do estado em 2022, Kalil resolveu mudar de partido. O fato de Fuad ter trocado secretários por nomes ligados a desafetos de Kalil e de parte da bancada do PSD na Assembleia Legislativa ter apoiado o governo de Romeu Zema (Novo) também motivaram a decisão do prefeito, segundo interlocutores dele. Nas eleições municipais, Kalil “vai ajudar na escolha e terá papel fundamental nas decisões de campanha”, segundo fontes ligadas ao ex-prefeito.
Governo de Minas
O apoio de Kalil a Tramonte passa pela costura para 2026. Segundo fontes da cúpula do Republicanos, a legenda está garantida para o ex-prefeito da capital que teria pretensões de disputar o Governo de Minas em 2026.
Cleitinho
O senador Cleitinho (Republicanos) tem sempre o nome ventilado como um possível candidato à sucessão de Zema, como cabeça de chapa ou em uma dobradinha com o deputado federal, Nikolas Ferreira (PL), mas integrantes da cúpula da legenda afirmam que os planos atuais são para que ele se mantenha no mandato de senador.