Reinaldo, rei do Atlético: governo publica anistia ao ex-jogador

Informação foi confirmada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG); votação ocorreu em dezembro

Reinaldo, em jogo de Lendas do Atlético

O ex-jogador de futebol do Atlético Mineiro, Reinaldo, teve a anistia publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12).

A informação foi confirmada à coluna pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG), que é amigo de Reinaldo e com quem já fez “tabelinha” na política, como candidatos a deputados estadual e federal.

Leia mais: Estado concede anistia a Reinaldo, rei do Atlético, por perseguição durante a ditadura

“O Rei foi anistiado. Vitória da democracia. Reinaldo agora recebe o perdão do Estado brasileiro”, declarou Rogério.

No dia 2 de dezembro, a Comissão Nacional de Anistia aprovou o pedido de anistia para Reinaldo. Ele é o primeiro jogador de futebol a ser anistiado no Brasil.

Durante o regime militar, Reinaldo se posicionou contra a ditadura, foi perseguido pelo regime militar e comemorava os gols com o punho erguido, um símbolo dos Panteras Negras contra o racismo e a repressão. O jogador chegou a ser excluído da Seleção Brasileira por sua posição.

Com a oficialização da anistia, o Estado reconhece o erro em puni-lo e vai indenizá-lo.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...