Ouvindo...

Lula reforça campanha do Brasil no G20 por aliança contra a fome no mundo

Presidente participa nesta quarta-feira do pré-lançamento da iniciativa que reúne políticas de combate a fome e pobreza nos países

Lula participa nesta quarta-feira do pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na reunião do G20 que acontece no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (24), onde participa ao longo do dia do pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza - principal bandeira do Brasil na presidência temporária do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana.

Segundo o governo, o ato desta quarta-feira é um “pré-lançamento” da Aliança, já que o projeto só será oficializado em novembro, na cúpula do Rio que reunirá líderes de outras nações.

Leia também

A proposta prevê a criação de uma ‘vitrine’ de políticas públicas e programas desenvolvidos para o combate à desigualdade e à pobreza. De um lado, estarão os países dispostos a financiar essas políticas e, de outro, os países dispostos a adotar esses programas para erradicação da fome.

As negociações para que a proposta fosse desenhada entre os países ocorreram ao longo de diversas vezes para e um longo processo para construção de um consenso entre delegações internacionais.

Entre os temas em negociação no G20 sob o comando do Brasil, essa é considerada a prioridade máxima do governo brasileiro, que espera deixar sua marca à frente do G20 antes de passar o bastão para a África do Sul, que assume a presidência do grupo ao final do ano. A ideia do governo brasileiro é se colocar como um caso de sucesso ao estabelecer políticas como o Bolsa Família e o Cadastro Único.

Durante a reunião desta quarta-feira, os participantes da Força-Tarefa do G20 vão endossar o Documento Fundacional para facilitar a criação da Aliança. A partir do momento em que a Aliança for formalizada, em novembro, os países e instituições interessadas ainda poderão aderir à iniciativa, mas não serão considerados membros fundadores.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio