Agora no rádio...

Café com Notícia

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Tebet diz que foi ‘fácil’ convencer Lula do congelamento de R$ 15 bi

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou nesta quinta-feira (18) da reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO) com o presidente Lula

Simone Tebet está na área econômica do governo Lula

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira (18) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convencido da necessidade do governo de congelar R$ 15 bilhões para cumprir a meta fiscal de 2024.

A decisão foi anunciada após reunião dos ministros que integram a Junta de Execução Orçamentária (JEO) e o presidente Lula. Tebet, que participou do encontro, revelou, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, que o presidente foi convencido há muito tempo.

“Já foi convencido (Lula) lá atrás, hoje foi fácil. Hoje foi tranquilo, ele já havia sido convencido lá atrás”, afirmou Tebet, após reunião da JEO com Lula.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também integra a JEO, enfatizou que a divulgação do congelamento de recursos deixou claro que a decisão teve o aval de Lula. “Se eu estou dando o anúncio, é porque ele foi (convencido)”, afirmou Haddad.

Leia também

O discurso foi feito dois dias após Lula afirmar, em entrevista à TV Record, que ainda precisaria ser convencido da real necessidade de cortar gastos. Na entrevista, Lula garantiu que o governo fará “o que for necessário” para cumprir o arcabouço fiscal.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.