Ouvindo...

Assessor de Lula vai aos EUA discutir eleições da Venezuela

Celso Amorim, que assessora o presidente em assuntos internacionais, desembarca em Washington para reunião com Jake Sullivan, Conselheiro de Segurança Nacional

Assessor de Lula, Celso Amorim vai aos EUA

O ex-chanceler brasileiro e assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, desembarca em Washington na quarta-feira (17) para um encontro com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan. Durante o encontro, as autoridades devem discutir temas como as eleições na Venezuela e o conflito na Faixa de Gaza.

Conforme a assessoria de Amorim, o encontro foi marcado previamente ao atentado contra o ex-presidente Donald Trump, apesar das eleições dos EUA também estarem na pauta. Além da disputa que poderá marcar a sucessão - ou a permanência - de Nicolás Maduro no poder venezuelano, a discussão sobre os conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia também devem ser discutidos.

Leia também

O governo brasileiro tem defendido um cessar-fogo entre Israel e o Hamas como solução momentânea, e a criação de dois estados na região de Gaza para encerrar, definitivamente, o conflito territorial e étnico no território alvo de disputa entre os palestinos e os israelenses. Em janeiro deste ano, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que a solução de dois estados “não é impossível”.

Após a reunião com Jake Sullivan, Amorim participa de uma palestra para membros do Carnegie Endowment for International Peace, que acontece também em Washington, na quinta-feira (17)


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio