O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (16) que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será reaberto para voos em outubro. O discurso foi feito no Palácio do Planalto, depois de uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e representantes da Fraport, que é a concessionária que administra o terminal.
O ministro detalhou que, inicialmente, serão 50 voos diários. O Aeroporto Salgado Filho funcionará, nesta primeira etapa, das 10h às 22h. A previsão é a de que o aeroporto volte a operar até dezembro com 100% da capacidade.
A Fraport, que é a concessionária que administra o aeroporto, pediu um socorro financeiro de R$ 700 milhões de reais, para compensar eventuais prejuízos com as enchentes que, eventualmente, não sejam cobertos pelas seguradoras. A Advocacia Geral da União (AGU) analisa a proposta.
A previsão é a de que a AGU emita um parecer até sexta-feira (19). Depois, o pedido passará por análise do Tribunal de Contas da União. “A concessionária está solicitando recursos de ações que as seguradoras podem vir a não pagar. É isso que será discutido com os órgãos de controle”, detalhou o ministro.