Nesta quarta-feira (10), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), realizou uma reunião com representantes da prefeitura de Belo Horizonte e com o prefeito de Nova Lima para decidir sobre a construção do Viaduto da Ferradura nas proximidades do BH Shopping.
O Viaduto da Ferradura irá fazer a ligação entre a MG-030 à BR-356 e tem o investimento de cerca de R$250 milhões.
Segundo o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), o projeto vai ser adequado à área de desafetação da Estação Ecológica do Cercadinho, unidade de conservação no limite entre os dois municípios. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) chegou a barrar o início das obras em junho deste ano, alegando que o projeto invadia área de preservação ambiental.
O superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho, afirmou que o motivo do entrave era um pilar, que será mudado de lugar na construção do viaduto para atender às especificidades do IEF.
O promotor de Justiça Lucas Pardini, coordenador Regional do Meio Ambiente das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e da Habitação e Urbanismo (Caoma), que também participou da reunião, destacou que a solução encontrada atende às regras de proteção ambiental e que “não se trará nenhum prejuízo ecológico à unidade de conservação”.
Até o momento, não há uma nova data para o começo das obras.