Ouvindo...

Investigado, Carlos Bolsonaro se manifesta sobre relatório da PF que aponta espionagem ilegal na Abin

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão contra ex-servidores cedidos da Abin e influenciadores digitais, autorizados por Moraes (STF)

Carlos Bolsonaro

O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) criticou a operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta manhã de quinta-feira (11) sobre suposto uso indevido da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar autoridades, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Após documentos se tornarem públicos conclui-se que ter amizade comigo virou passível de ser crime e ser meu ex-assessor também! Parabéns”, escreveu Carlos no X, antigo Twitter.

O uso indevido da Abin teria ocorrido quando o órgão era chefiado por Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ele foi diretor-geral da Abin de julho de 2019 a março de 2022. Ele é ligado a Carlos Bolsonaro, também investigado.

“A verborragia do dia da imprensa, o gabinete do ódio do sistema, é tentar dar uma cara à narrativa suja deles, SEM NUNCA SEQUER MOSTRAR NENHUMA PROVA, a não ser o fetiche por minha imagem. Todos sabem que isso tem método”, escreveu Carlos.

Relatório da PF aponta membros do suposto esquema de espionagem ilegal com meios da Abin rastrearam diversas autoridades públicas. Na lista, estão nomes como os dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Leia também

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão contra ex-servidores cedidos da Abin e influenciadores digitais. O ministro Alexandre de Moraes (STF) é relator do caso e autorizou a operação. Há mais sete mandados de busca e apreensão em andamento. As ações ocorrem em cinco cidades: Brasília, Curitiba, Salvador, São Paulo e Juiz de Fora (MG).

A Rádio Itatiaia entrou em contato com a Abin e tenta falar com Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da agência), mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para posicionamentos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.