A liderança do partido dos trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados apresentou, nessa quarta-feira (3), uma representação criminal contra a Deputada Carla Zambelli (PL-SP), com a acusação de prática de racismo contra a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
O
Agora, parlamentares do PT acusam Zambelli de racismo devido a comparação da parlamentar, que é negra, com a mulher escravizada que viveu no Brasil durante o século 18. A personagem histórica inspirou novelas e virou símbolo de resistência do povo negro.
Zambelli divulgou nota se desculpando e disse que o episódio foi um “lapso”. Ela afirmou que “equivocou-se” ao confundir o nome da deputada Benedita da Silva e que pediu desculpas logo após o ocorrido.
Confira a nota na íntegra:
Na última segunda-feira, a deputada Carla Zambelli equivocou-se em uma transmissão ao vivo realizada em uma rede social, e confundiu o nome da deputada Benedita da Silva.
Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita. A conversa foi amigável e houve compreensão da situação.
Zambelli lamenta o referido lapso, mas torna público que não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento.
Mais uma vez, Carla Zambelli pede desculpas à deputada Benedita da Silva.
Por fim, fica o lamento pela parcialidade com que veículos de comunicação tem abordado a situação, pois Zambelli sempre repudiou veementemente atos racistas, como o recente ataque sofrido por seu colega de bancada, Helio Lopes, e que foi ignorado de modo solene por inúmeros canais.