A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), chamou de ‘Chica da Silva’ a colega de parlamento, Benedita da Silva (PT-SP). O episódio, alegado por ela como um ‘relapso’ gerou uma onda de críticas contra a bolsonarista, que tem sido acusada de racismo. Em nota, ela disse que se desculpou pelo episódio.
O caso aconteceu na última segunda-feira (01), após participação na reunião de mulheres parlamentares do P20 (grupo legislativo do G20 que reúne parlamentares dos países que compõem o grupo). Em suas redes sociais, Zambelli se queixava de não ter tido a oportunidade de falar durante o evento, quando se equivocou ao se referir a Benedita da Silva, coordenadora do grupo.
“Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente... não sei por que que não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli. O vídeo foi apagado horas depois.
Parlamentares do PT - partido de Benedita - acusam Carla Zambelli de racismo devido a comparação da parlamentar, que é negra, com a mulher escravizada que viveu no Brasil durante o século 18. A personagem histórica inspirou novelas e virou símbolo de resistência do povo negro.
Após o episódio, nomes como o presidente Lula, a primeira-dama Janja e outros membros do PT compartilharam mensagens de solidariedade à Benedita da Silva.
Deputada pediu desculpas
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Carla Zambelli disse que “equivocou-se” ao confundir o nome da deputada Benedita da Silva e que pediu desculpas logo após o ocorrido.
Segundo a nota, o deslize ocorreu por um ‘lapso’, mas que não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento.
Confira a nota na íntegra:
Na última segunda-feira, a deputada Carla Zambelli equivocou-se em uma transmissão ao vivo realizada em uma rede social, e confundiu o nome da deputada Benedita da Silva.
Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita. A conversa foi amigável e houve compreensão da situação.
Zambelli lamenta o referido lapso, mas torna público que não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento.
Mais uma vez, Carla Zambelli pede desculpas à deputada Benedita da Silva.
Por fim, fica o lamento pela parcialidade com que veículos de comunicação tem abordado a situação, pois Zambelli sempre repudiou veementemente atos racistas, como o recente ataque sofrido por seu colega de bancada, Helio Lopes, e que foi ignorado de modo solene por inúmeros canais.