O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), deve disputar o governo do estado em 2026 para “resgatar a política em Minas”. A declaração foi feita durante evento da Presidência da República, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (27), em Contagem, na Grande BH.
O ministro afirmou também que pretende trabalhar em 2026 para reeleger o presidente Lula.
“Pacheco para mim é o resgate da política em Minas Gerais. Lula, meu único compromisso é reelegê-lo em 2026. Eu tenho oportunidade de estar ao lado do maior líder global em defesa da paz mundial”, afirmou Silveira.
No palco, montado na Avenida Maracanã, em Contagem, estava, além de Pacheco, o vice-governador Mateus Simões (Novo), apontado como possível candidato de Zema para o governo estadual em 2026.
Lula elogia Pacheco e diz que quer estar junto em 2026
Mais cedo, em entrevista à Itatiaia, Lula foi questionado sobre um eventual apoio a Pacheco ao Governo de Minas, em 2026. O presidente elogiou o senador e disse querer estar ao lado dele nas eleições que ocorrem daqui a dois anos.
“Tenho cuidado de falar de política de 2024 porque tenho base de apoio heterogênea no congresso, e partidos da base tem candidato. Não posso confrontar de forma veemente, preciso dessa aliança para governar o pais. Em 2026 é outra história. Pacheco, que deve ser candidato, vai ser um extraordinário candidato para o povo e só não será se não quiser. Não sei o que ele quer, mas considero o Pacheco a mais importante personalidade de Minas Gerais hoje, jovem e muito competente”, afirmou.